quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Pyramiden, A Cidade Fantasma


Pyramiden foi durante mais de 80 anos uma das cidades mais populosas do mundo. Localizada na ilha norueguesa de Svalbard, em uma latitude impressionante de 79o, era propriedade de uma empresa russa de exploração carbonífera, onde junto com as vilas de Barentsberg e Grumant retirava de dentro das geladas montanhas do Ártico o precioso carvão que aqueceu as casas das famílias russas durante muitos anos.



A cidade-fantasma foi construida para ser um exemplo de como um modelo socialista poderia dar certo. Tinha comida gratuita, cinemas, teatros, grandes quadras esportivas, escolas e também uma biblioteca com mais de 50.000 livros eram alguns dos grandes benefícios de seus milhares de habitantes durante o seu alge.



Construções com um grande estilo soviético combinavam com as praias desertas e suas imensas paredes rochosas, com também 3.000 ursos polares. Porém, com o colapso do sistema soviético dos anos 90 acabou fechando a, até então, incrível cidade.



Em uma manhã de 1998, foi dado um aviso misterioso e inesperado para que todos os trabalhadores arrumarem suas coisas, pois a ilha seria abandonada imediatamente.



Devido ao isonamento da cidade, hoje em dia ela está perfeitamente conservada, prédios e casas perfeitamente habitáveis, porém difícil pela cidade ser muito seca.





Nenhum comentário:

Postar um comentário