domingo, 3 de abril de 2011

Gmail comemora 7 anos

Olá Tecnoleitor! Muita gente não acreditou quando o Google lançou o Gmail em 1 de Abril de 2004, porque a empresa ja é bem conhecida por fazer pegadinhas de Primeiro do Abril..
Em 1º de abril de 2004, o Google apresentou a grande novidade daquele ano: um serviço de mensagens eletrônicas com um enorme limite de espaço para guardar o que quisesse, para sempre!




Parecia uma piada típica de 1º de abril, mas não era. O Gmail apareceu realmente como o sistema de troca de mensagens do Google. “O Gmail era rápido e elegante como um aplicativo de Desktop”, relembra reportagem de 2009 do site da Wired e continua: “Havia tanto espaço que você não precisaria deletar nada. De fato, nem mesmo conseguiria – Não havia um botão Delete”.

O site WebProNews, que também apresentava dúvidas sobre a veracidade da notícia, observou que na ocasião, Larry Page, co-fundador do Google, comentou sobre uma usuária que reclamava “sobre o tempo gasto com o arquivamento de todas as suas mensagens ou ao tentar encontrá-las. E quando não está fazendo isso, tem que deletar os e-mails como louca para permanecer no limite obrigatório de quatro megabytes”.

A vantagem do Gmail sobre a concorrência da época estava na adoção do Ajax, uma técnica de construção de interfaces para web que tornava o sistema muito mais dinâmico. “Antes do Ajax, ao clicar em um link ou botão, os usuários precisavam esperar a página inteira recarregar para ver o resultado”, informa ainda o texto da Wired online.

“Vai entrar para a história como uma das maiores travessuras já lançadas”, diria o site Slashdot, segundo informações do USA Today,
 sobre o serviço gratuito de email. Não era. Hoje, é difícil imaginar como seria o mundo sem as ousadias apresentadas pelo Gmail.



Parabéns, Gmail! E não se esqueçam pessoal: Segunda feira o Tecnolo World ja vai aderir o novo endereço: www.tecnoloworld.blogspot.com


Até mais! Tecnolo World.