terça-feira, 29 de março de 2011

As apresentações de cantores mais polêmicas

Olá Tecnoleitor! Cantores adoram chamar a atenção (não todos mas a grande maioria), disso todo mundo sabé não é mesmo? Seja pelo tamanho da fama, pelo seu reconhecimento ou simplismente por que quer. Para isso, nada como causar polêmica em uma apresentação transmitida pela TV. Tanto que nos ultimos anos, as celebrações de entregas dos grandes prêmios da música se assemelham mais a competições para ver quem consegue causar mais impacto no palco, como Lady GaGa com seu estilo exótico, entre outros (a). Essa lista vai voltar um pouquinho no tempo... não tem Lady GaGa, porém na época era muito pior "rebolar" do que se vestir de diabo para uma performance.

Elvis Presley, 1956


É estranho mas é verdade, o Elvis Presley já foi muito escandalizado nos anos 50 pelo seu requebrado.
Diziam que aquilo era pornografia, coisa do diabo, que ia acabar com a juventude, mudar toda a cabeça das pessoas...
Chegaram até a proibir as emissoras de TV de mostrar o cantor da cintura pra baixo, tudo por que na época era proibido!
Meu Deus! Se a Lady GaGa fosse dessa época, ela seria presa, a população iria banir ela da face da terra! Rs.





Veja o vídeo da apresentação de Elvis:


The Doors, 1967



A banda só tocou Light My Fire no Ed Sullivan Show
porque Jim Morrison concordara em substituir “higher” por “better” no verso “Girl, we couldn’t get much higher”.
Acredite se quiser!
A ideia era anular a alusão que a música faz às drogas.
Afinal, tratava-se de um programa de TV muito popular e com público familiar.
Mas, na hora, ao vivo, Morrison cantou a música exatamente como ela era, sim, ele não substituiu "higher por better", deixando chocados os telespectadores mais caretas.
Ed Sullivan ficou revoltado, recusou-se a cumprimentar o cantor no final e cancelou seus planos de convidar a banda outras vezes.


Veja o vídeo da apresentação do The Doors:


The Who, 1967


Em 1964, a banda inaugurou a tradição de todo roqueiro: destruir seus instrumentos no palco. O que começou como acesso de fúria real virou lugar comum. Em 1967, quando eles tocaram My generation no programa de TV Smothers Brothers Comedy Hour, o artifício já tinha se tornado piada. Porém, naquela ocasião, a banda exagerou: eles não apenas destruíram a guitarra e os amplificadores, mas também usaram explosivos para jogar a bateria pelos ares. Normal hoje em dia, mas nos anos 60 não era! Claro que não era, eles foram os primeiros! Rs. Talvez tenha nascido ali a ideia de que, para vencer no mundo da música, é preciso “causar” ao vivo na TV, surpreendendo o público com algo imprevisível que vá além do talento musical. Reparem nos gritos e risadas da platéia quando eles começam a quebrar tudo.

Veja o vídeo da apresentação do The Who:


Madonna, 1984


No primeiro MTV Vídeo Music Award (VMA), Madonna roubou a cena ao cantar Like a virgin. Exalando vulgaridade e usando um "vestido de noiva" bem vulgar, ela rolou pelo palco para cantar. Ela se arrastava, fazia caras e bocas e até deixava a calcinha aparecer. Ela já fazia sucesso nessa época, mas esta apresentação a tornou ainda mais famosa e fez com que o público passasse a prestar atenção em tudo que ela fizesse, na expectativa de algum lance surpreendente. Hoje, já tendo visto Madonna protagonizar tantos escândalos, fica difícil acreditar que ela um dia causou furor só porque se mostrou um pouco demais na premiação da MTV.

Veja o vídeo da apresentação de Madonna:


Prince, 1991



Para cantar Gett off na festa dos Vídeo Music Awards (VMA), da MTV, Prince levou 80 pessoas seminuas para ocupar todo o palco da premiação.
E ele ainda foi vestido com uma roupa super estranha amarela que deixava atrás á mostra.
No dia seguinte, só se falava nisso quando o assunto era o VMA’s.
Porém, a provocação de Prince logo foi esquecida.




Não foi encontrado o vídeo desta apresentação.


Sinéad O'Connor, 1992


Em sua participação especial no humorístico Saturday Night Live, a cantora irlandesa cantou uma cover arrepiante de War, de Bob Marley, uma acapella (sem instrumentos, somente a voz). A letra fora ligeiramente adaptada para fazer menção às recentes e crescentes denúncias de abuso sexual de crianças cometido por padres.
Tudo ia bem até que, no último verso da canção (“Nós acreditamos na vitória do bem contra o mal”), Sinéad mostrou uma foto do papa João Paulo II, de modo a dar a entender que ele representava o “mal”. Na sequência, ela ordenou: “Lute contra o verdadeiro inimigo”. E rasgou a foto, jogando os pedaços na direção da câmera que a filmava de frente. Tudo isso aconteceu ao vivo na TV!
A plateia do programa, acostumada a aplaudir todo e qualquer número musical, ficou completamente em silêncio, chocada – sem palmas, sem vaias, sem suspiros nem conversinhas.

Veja o vídeo da apresentação de Sinéad O'Connor:

KLF, 1992


O grupo eletrônico KLF fez muito sucesso em 1991, ano em que foi o maior vendedor de singles no mundo. Ninguém sabia ainda que a banda não foi criada para durar, mas para zombar da indústria da música. James Cauty e Bill Drummond, seus idealizadores, queriam apenas mostrar que eram capazes de conquistar as massas. Conquistaram e, como era de se esperar, foram convidados a se apresentar na festa de entrega do Brit Award de 1992, transmitido ao vivo pela BBC. Ao subir no palco para tocar 3 a.m. eternal, seu maior sucesso, o KLF chocou público e indústria ao sabotar sua própria apresentação. Eles tocaram uma desagradável e irreconhecível versão thrash metal da música, enquanto usavam uma espingarda para disparar tiros de festim na platéia atônita. Ao fim do bizarro número musical, o KLF declarou que estava se retirando do mercado fonográfico, promessa cumprida dias depois, quando o grupo destruiu todo o seu catálogo, a despeito da fortuna que seus discos lhes proporcionavam. Naquela mesma noite, Cauty e sua turma depositaram a carcaça de uma ovelha na entrada da festa pós-premiação, juntamente com 30 litros de sangue do animal e a inscrição “Eu morri por você – bon appetit”.

Veja o vídeo da apresentação de KLF:

Créditos a Freak Show Business.
Até mais pessoal! Tecnolo Mund.